O índice de 1,59% corresponde aos cheques devolvidos no mês de setembro. É o menor patamar para o nono mês do ano registrado desde 2004. No acumulado de janeiro a setembro, o percentual de cheques devolvidos também foi o menor dos últimos seis anos, registrando 1,8% de devoluções do total de cheques. Os dados são de pesquisa feita pela Serasa Experian divulgada na quinta-feira (21).
Segundo os economistas da entidade, a queda da taxa de inadimplência com cheques reflete a maior disponibilidade de créditos às pessoas físicas. "Com maior disponibilidade de crédito, os consumidores diminuem a utilização do cheque pré-datado como meio de financiamento. Isto reduz o risco de inadimplência deste meio de pagamento, melhorando a sua qualidade", disse a Serasa, por meio de nota.
RegiõesAinda segundo a consultoria, a região Norte apresentou o maior percentual de devolução de cheques de janeiro a setembro, com 4,05%, enquanto o Sudeste foi responsável pela menor taxa: 1,47%. Na análise dos estados, o Amapá ficou com o maior índice de cheques sem fundo (11,07%). Com, 1,36%, São Paulo foi o Estado com o menor percentual.
Fonte: G1